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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33534
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Título : | Efeitos a longo prazo da intervenção orientada à tarefa na competência motora de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação |
Autor : | OLIVEIRA, Ilana Santos de |
Palabras clave : | Transtornos das habilidades motoras; Intervenção precoce; Desenvolvimento infantil |
Fecha de publicación : | 24-ene-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Os objetivos do presente estudo foram: (a) investigar a efetividade a longo prazo da intervenção orientada à tarefa na Competência Motora (CM) de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC); (b) verificar se houve mudança na proporção de crianças nas diferentes classificações motoras (Desenvolvimento Típico - DT, TDC moderado e TDC grave) ao longo do tempo; e (c) investigar a efetividade a longo prazo da intervenção orientada à tarefa na Percepção de Competência Motora (PCM) e no Nível de Atividade Física (NAF) de crianças com TDC. Escolares de 7 a 10 anos de idade com TDC (N=69) foram distribuídos em dois grupos: Grupo Intervenção (GI) (n=36) e Grupo Controle (GC) (n=33). Na Fase Pré-intervenção, os sujeitos dos dois grupos foram avaliados quanto às variáveis CM total, e pelas categorias de movimento em Destreza Manual (DM), Controle de Objetos (CO) e Equilíbrio (EQ), por meio do Movement Assessment Battery for Children (MABC-2), a PCM, através do Self Perception Profile for Children (SPPC) e o NAF, avaliado pelo Physical Activity Checklist Interview (PACI). Ambos os grupos participaram das aulas regulares de Educação Física Escolar. As crianças do GI receberam intervenção Orientada à Tarefa (extracurricular), com o conteúdo focado em habilidades motoras grossas, que envolviam locomoção, controle de objetos e equilíbrio, por um período de 12 semanas e frequência de duas sessões semanais. As variáveis CM, PCM e NAF foram reavaliadas logo após a intervenção (curto prazo) e três meses depois da intervenção (longo prazo). Para todas as análises foi adotado o nível de significância de p ≤ 0,05. Os resultados intragrupos relativos à CM mostraram melhoria significante do GI a curto e a longo prazo nas categorias DM, CO, EQ e escore total. O GC melhorou a curto prazo no EQ, e a longo prazo no CO, EQ e escore total. Os resultados intergrupos a curto e a longo prazo mostraram que o GI foi superior ao GC nas categorias DM, EQ e escore total. Entre a pré e a pós-intervenção 2, houve variação significante na proporção de DT e na proporção de TDC grave do GI, e somente na proporção do DT do GC. Não foram observadas diferenças significantes intragrupos e intergrupos a curto e a longo prazo na PCM. Nas comparações intragrupos da variável NAF, houve um declínio a curto e a longo prazo de ambos os grupos. No entanto, quando comparados entre si, não foram observadas diferenças significantes do NAF intergrupos a curto e a longo prazo. A intervenção orientada à tarefa foi efetiva na melhoria a longo prazo da CM total, além disso, as habilidades motoras grossas praticadas no GI proporcionaram melhorias a longo prazo também das habilidades motoras finas, que não foram praticadas. Entretanto, a intervenção orientada à tarefa parece não ter sido efetiva para a melhoria da PCM e do NAF das crianças com TDC no presente estudo. De todo modo, o GI apresentou uma mudança comportamental mais positiva ao longo do tempo, migrando, em sua maioria, para o intervalo clínico de Desenvolvimento Típico. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33534 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Saúde da Criança e do Adolescente |
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